Rübezahl Schokoladen

Os chocolates de arroz tufado Sun Rice são um clássico das prateleiras de confeitaria do supermercado. O fabricante, Rübezahl Schokoladen, utiliza agora películas metalizadas para embalar os seus produtos. Uma alteração que também tem consequências na deteção de corpos estranhos. A deteção de metais, aplicada até há pouco tempo, já não era possível e a empresa utiliza agora um sistema de inspeção por raios-X da Ishida. A nova tecnologia já demonstrou o seu valor.

Rübezahl Schokoladen
png-transparent-chocolate-Şokotek-puffed-rice-rubezahl-schokoladen-gmbh-flavor-sunrice-food-wafer-milk-chocolate

Desafio

O Sun Rice é um chocolate recheado com arroz tufado e está disponível em vários sabores, alguns dos quais também contêm cereais. As desejadas barras e tabletes são embaladas em invólucros em amarelo-claro que chama a atenção. Para preservar o aroma e a frescura, a Rübezahl Schokoladen está a utilizar películas com alumínio com propriedades de barreira otimizadas. Ao mesmo tempo, o fabricante descobriu que seria necessária uma nova solução de garantia de qualidade. Em vez de um detetor de metais, foi decidido utilizar um sistema de inspeção por raios-X que possa excluir as embalagens metalizadas do processo de deteção de corpos estranhos. Andrejas Stih, chefe de engenharia na Rübezahl Schokoladen, explica a decisão. “Os sistemas de inspeção por raios-X da Ishida revelam um excelente desempenho. Também tivemos alguns resultados excelentes com outras máquinas da Ishida, como a sua balança multicabeçal.”

Factos e números

  • Para preservar o aroma e a frescura, a Rübezahl Schokoladen está a utilizar películas com alumínio, deste modo, tornou-se necessária a existência de um sistema de inspeção por raios-X uma vez que isto pode excluir as embalagens metalizadas do processo de deteção.
  • O sistema de inspeção por raios-X da Ishida verifica de forma fiável os produtos estreitos, leves e comparativamente homogéneos, tais como os chocolates Sun Rice.
  • O sistema da Ishida deteta de forma fiável corpos estranhos de pequeno diâmetro a partir de 1 mm, incluindo metal, vidro e pedras minerais.
  • A máquina inclui uma função de configuração automática e está pronta a utilizar após 90 segundos.
puffed-rice-rubezahl-schokoladen-gmbh-ingredient-rice-krispies-rice-food-sweetness-dark-thumbnail

Solução

No verão de 2017, a Rübezahl Schokoladen instalou um sistema de inspeção por raios-X IX-EN da Ishida. O modelo foi selecionado para verificar de forma fiável os produtos estreitos, leves e comparativamente homogéneos, tais como os chocolates Sun Rice. A tecnologia de inspeção por raios-X foi integrada na linha de embalamento num único dia e o sistema de garantia de qualidade não tem efeitos negativos no fluxo de produtos. As inspeções são realizadas em seis artigos diferentes, incluindo 20 g de Sun Rice Minis, 45 g de barras Sun Rice e 150 g e 200 g de tabletes Sun Rice. Os requisitos para o novo sistema de inspeção variam. “Os produtos que contêm cereais, passas ou frutos de casca rija são, obviamente, mais desafiantes para a deteção de corpos estranhos do que aqueles que apenas contêm chocolate de leite”, explica Andrejas Stih.

O sistema de inspeção por raios-X verifica a existência de corpos estranhos medindo a densidade do produto. Um feixe de raios-X passa pela confeitaria e os fotodíodos registam o feixe no outro lado. Consoante a intensidade do feixe de raios-X refletido, os díodos enviam um sinal para conversão para uma imagem de escala de cinzentos. Qualquer partícula mais densa do que o produto aparecerá como um ponto negro na imagem. A tecnologia especial e patenteada por detrás do sistema de inspeção por raios-X da Ishida está baseada no software com um algoritmo genético inteligente. Ao analisar dados de imagens durante várias gerações, a máquina alcançou um nível de exatidão extremamente elevado. Uma vez que os contaminantes semelhantes são normalmente encontrados repetidas vezes no fabrico de alimentos, o sistema pode criar um algoritmo exclusivo para satisfazer os requisitos dos clientes. O sistema pode ser calibrado rápida e facilmente ao passar um feixe de raios-X por um objeto de teste duas ou três vezes.

x-ray-ix-en-003-002

A Rübezahl Schokoladen verifica até 600 embalagens por minuto com o sistema de inspeção por raios-X IX-EN. O sistema é capaz de atingir velocidades operacionais superiores, os únicos obstáculos neste momento são os componentes de linha a montante. O chefe de engenharia, Andrejas Stih, aprecia o facto de que o material a granel também pode ser inspecionado. Isto acontece porque os chocolates são normalmente colocados no sistema em cima uns dos outros. Apesar da elevada velocidade, o sistema da Ishida deteta de forma fiável corpos estranhos de pequeno diâmetro a partir de 1 mm, incluindo metal, vidro e pedras minerais. Os produtos rejeitados são retirados com um jato de ar e são recolhidos num recipiente selado. A Rübezahl Schokoladen realiza verificações funcionais de hora a hora utilizando amostras preparadas para monitorizar a conformidade com os requisitos de deteção. Um registo de dados recolhe informações importantes e ajuda a eliminar as frequentes fontes de contaminação. Isto permite que o fabricante de confeitaria verifique se os processos de produção estão a ser corretamente seguidos.

Os colaboradores não demoraram muito tempo a entender o funcionamento do sistema de inspeção por raios-X IX-EN, o qual requer a mínima manutenção. Andrejas Stih descreve o sistema de inspeção por raios-X da Ishida como “incrivelmente fácil de utilizar”. A máquina inclui uma função de configuração automática e está pronta a utilizar após 90 segundos. Podem ser feitos pequenos ajustes durante uma produção contínua. Além disso, tem até 200 predefinições programáveis que permitem trocas rápidas de produtos.

A Rübezahl Schokoladen utiliza o sistema de inspeção por raios-X em vários turnos sem interrupção. Andrejas Stih está muito satisfeito com o desempenho do novo sistema e afirma: “Continuamos a detetar de forma fiável o metal tal como acontecia anteriormente mas agora também detetamos outros elementos indesejados que podem ter surgido no processo de produção ou estavam presentes nas matérias-primas. Ou seja, a tecnologia de inspeção por raios-X significa segurança adicional”. Ele informa que os revendedores acolheram com satisfação o novo processo de controlo de qualidade. A Rübezahl Schokoladen pretende expandir a deteção de corpos estranhos utilizando os sistemas de inspeção por raios-X da Ishida para incluir outros produtos.

Os sistemas de inspeção por raios-X da Ishida revelam um excelente desempenho. O sistema de inspeção por raios-X da Ishida é muito fácil de utilizar

Rübezahl Schokoladen