Freiämter Spätzli GmbH

Um fabricante suíço de massas totalmente natural encontrou a solução ideal de embalamento automatizado na balança multicabeçal CCW-RVE de 10 cabeças da Ishida, desenvolvida pelo representante suíço da Ishida, Itech AG em Rotkreuz.

Freiämter Spätzli GmbH 2

Desafio

A decisão da Freiämter Spätzli de automatizar o seu processo de embalamento destinava-se a satisfazer a procura crescente da sua Spätzle.  A pesagem e o enchimento manuais era um processo lento e trabalhoso, e originava um desperdício de produto substancial devido ao excesso de enchimento.

No entanto, as experiências iniciais da empresa foram altamente insatisfatórias.  Após a compra da primeira balança ter falhado mesmo no início da produção devido a problemas técnicos, a máquina de substituição encomendada a um fabricante diferente também ficou muito abaixo das expetativas. “Isso colocou a minha empresa numa posição muito delicada”, recorda Franz Gürber. “Assim, para continuar a fazer as entregas aos clientes, embalávamos manualmente 24 horas por dia.” Ficou claro que teríamos de acertar na próxima tentativa.

Poupamos cerca de 5% do produto em comparação com a pesagem manual.

Freiämter Spätzli GmbH

Factos e números

  • Até 40 sacos por minuto, o dobro da velocidade em comparação com o processamento manual anterior.
  • Uma embalagem com um peso de enchimento de 2500 g, por exemplo, só tem um enchimento excessivo de 3 g, em média.
  • O ambiente húmido associado à produção de massas não tem qualquer efeito na balança multicabeçal da Ishida, a qual tem certificação IP66.
  • Apesar dos espaços apertados das instalações de produção, o sistema foi instalado em pouco tempo.
Freiämter Spätzli GmbH

Solução

Foi neste momento que a Freiämter Spätzli escolheu Ishida. Os especialistas da Ishida desenvolveram a solução de embalamento e, apesar dos espaços apertados das instalações de produção, o sistema foi instalado em pouco tempo. A balança da Ishida fez tudo o que se podia esperar logo desde o início.

Agora, os noodles de ovo são processados de forma rápida, precisa e cuidadosa. Na balança multicabeçal da Ishida, a Freiämter Spätzli encontrou finalmente a solução de automatização adequada.

A Freiämter Spätzli GmbH pesa os seus noodles frescos do tipo “Spätzle” até 40 sacos por minuto, o dobro da velocidade em comparação com o processamento manual anterior.

A alta produtividade pode ser alcançada de forma fiável e consistente, ao mesmo tempo que proporciona maior precisão. Uma embalagem com um peso de enchimento de 2500 g, por exemplo, só tem um enchimento excessivo de 3 g, em média. “O que significa que poupamos cerca de 5% do produto em comparação com a pesagem manual”, explica Franz Gürber, proprietário e diretor-geral da Freiämter Spätzli, que calcula que o investimento na balança multicabeçal da Ishida será recuperado em apenas dois anos e meio.

A troca de produtos para serem pesados através da chamada de predefinições ao carregar apenas num botão também demonstrou uma grande poupança de tempo.

Freiämter Spätzli GmbH

Multihead Weighing Machines_ RVE Series_Indusstock_Ishida

Os noodles de ovo recém-cozinhados chegam à balança multicabeçal através de um elevador. A tabela de dispersão controla automaticamente a quantidade de produto que entra nos canais radiais de alimentação para manter a Spätzle a fluir e transferi-la cuidadosamente para os funis do reservatório, os quais regulam o fornecimento do produto aos funis de pesagem que se encontram abaixo. Além disso, todas as peças de contacto da balança têm revestimento antiaderente.  Um microprocessador demora apenas uma fração de segundo para calcular a combinação de funis de pesagem que mais se aproxima do peso-alvo. As porções com dosagem precisa são depois libertadas diretamente para os sacos de polietileno com pesos de enchimento de 350 g, 500 g e 2500 g.

O ambiente húmido associado à produção de massas não tem qualquer efeito na balança multicabeçal da Ishida, a qual tem certificação IP66. A troca de produtos para serem pesados através da chamada de predefinições ao carregar apenas num botão também demonstrou uma grande poupança de tempo. O facto de que todas as peças de contacto podem ser retiradas e reinstaladas sem utilizar ferramentas reduz consideravelmente o tempo de limpeza. Franz Gürber descreve o processo de utilização de um ecrã tátil para operar a balança como “simples e intuitivo”.